sábado, 12 de setembro de 2015

Suicídio (Setembro Amarelo)

Vamos conversar sobre aquele assunto que todos evitam, ignoram, julgam e pouco se sabe a respeito: o suicídio.
            Essa temática tão polêmica fere em demasia a todos que já perderam um amigo ou familiar para o desespero e a desesperança. A maioria dos casos relaciona-se diretamente com doenças sérias de ordem psicológica como a depressão e transtornos de ansiedade.
            Nem sempre tais doenças são desencadeadas por motivações concretas (traumas), muitas vezes o próprio organismo do indivíduo tem predisposição (genética). Não é raro observar comportamentos estranhos em crianças, por isso é extremamente necessário ficar atento a qualquer mudança de humor ou atitude “excêntrica”. Como nem sempre a criança sabe verbalizar o que sente, ela demonstra no comportamento, e pode até chegar a colocar-se em perigo.
            No fundo ninguém quer acabar com a própria vida, querem livrar-se do sofrimento em que se encontram e acabam, erroneamente, no momento de desespero, querendo livrar-se de si mesmo. (mas sabemos que a morte não resolve, mas isso vai de acordo com a crença de cada um)
            Por isso é importante o apoio, mas especialmente a compreensão da família e dos amigos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo acometido pelo “sofrimento interno”. É fácil perceber e diagnosticar doenças físicas, a maioria delas são visíveis aos olhos de todos. Mas aquela dor interna, aquele luto, o grito abafado, o terror do vazio só é visto por quem vê com a alma. Por isso há tanto tabu e preconceito em nossa sociedade, porque vivemos de aparência, somos superficiais e não mergulhamos na dor do próximo.
            Mas tudo que as pessoas precisam é de uma mão estendida, uma palavra amiga e um tratamento adequado. A psiquiatria e a psicologia são essenciais para auxiliar o indivíduo na recuperação do seu equilíbrio emocional, pode ser aliado a uma religião que promova o bem estar e a um esporte ou qualquer atividade física que ajude a recuperar o prazer em viver.
            Por que tudo, absolutamente tudo tem tratamento e melhora, e renovar as esperanças dessas pessoas deve ser um trabalho de todos nós, amigos e familiares.
            Quando acharem que não há solução e o céu está cinza, sejamos o Sol para eles. Compreensão e menos julgamento.
            
        Ajude você também na Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu "Setembro amarelo", fiquemos atentos! Mais amor e compreensão! 

Milena Macena do Espírito Santo



7 comentários:

  1. "Quando acharem que não há solução e o céu está cinza, sejamos o Sol para eles. Compreensão e menos julgamento."

    Milena, parabéns pela sua postagem: muito relevante e necessária!
    Recentemente fiz algumas pesquisas a respeito e escrevi sobre depressão em crianças (depois compartilho com você). Mesmo sabendo que esta não é a "doença do século", como muitos imaginam, ela ainda é um assunto "tabu" (principalmente quando relacionada às crianças), e você fala muito bem sobre esta doença, tão difícil de ser diagnosticada, e que pode atingir a qualquer um.
    Continue escrevendo, continue sendo Sol...

    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douuuglaas!
      Sempre muito bom seus comentários! Seus textos! Seus livros! Quero sim ler oq escreveu sobre depressão em crianças!
      Obrigada sempre pelo incentivo a escrita!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Mimi, tão bom seus textos!
    já estava com saudade!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que o Brasil é o país do futebol e do carnaval, mas não sabemos que também é o país da depressão. A dificuldade geral em identificá-la ou mesmo a falta de reconhecimento da depressão enquanto enfermidade (pelo indivíduo que sofre, pelos seus familiares ou mesmo pelos profissionais de saúde) aprisionam ainda mais o paciente à doença. E, aqui, ignorar pode levar a graves consequências.
    Em geral, como vc disse, a abordagem tem que ser mais profunda. Nossa mão tem que ir para além da prescrição para trazer o indivíduo à tona e para, enfim, sentir o calor da luz do sol que irradia sobre a pele.
    Parabéns pelo texto, Milena! O combate se inicia com a informação!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!
      grata tb pelas informações!
      =**

      Excluir
    2. Agora que eu vi seu nome Wagner!
      sempre bom te ver por aqui!
      obrigada sempre!

      Excluir